A criação de exercícios por parte do treinador

Quantos de nós, treinadores, ao assumirmos uma equipa, depois de analisarmos a matéria prima que dispomos (leia-se jogadores e suas características) e como poderemos colocar a equipa a jogar, não somos quase que "obrigados" à criação e desenho dos nossos próprios exercícios, em consonância com aquilo que pretendemos para a nossa forma de jogar? Bem sei que há várias formas de abordar o treino, metodologias diferentes, o que é sempre bom e de louvar, pois leva-nos à discussão e ao debate, apesar de nunca podermos chegar a uma resposta conclusiva. Eu pessoalmente, acredito que devo treinar sobretudo a forma como a minha equipa quer e deve jogar, da forma que eu entendo e por isso, a forma como pratico os meus e exercícios, está dentro dessa medida, desde o aquecimento até ao fim, sempre em consonância com a forma como quero jogar. Obviamente, ao longo deste caminho, fui obrigado a usar a vertente mais criativa e se calhar a mais apelativa, na criação de novos exercícios, para certas e determinadas situações do treino. Acho esta, uma característica importante de um bom treinador. Estaria também a ser demasiado presunçoso e arrogante se dissesse que não tinha usado exercícios de outros treinadores. É mentira. Também o faço. Sobretudo se achar que o exercício é bom, pode trazer vantagens para o treino da minha equipa e está dentro da minha filosofia, porque não? Muitas vezes até acontece estar a ver um exercício, achá-lo super interessante, mas ficar só por aí, pois não acrescenta nada ao meu treino, assim como também existem casos em que adapto exercícios que já vi para aquilo que pretendo. Ser treinador é isto: é ser criativo, estar sempre um passo mais à frente, e sobretudo, saber que não sabe tudo. Todo o dia, é um dia novo de aprendizagem. O caminho deve ser esse.

Escrito por Dilso Junior em http://dilsojunior.blogspot.com

1 Response to A criação de exercícios por parte do treinador

Anónimo
quinta-feira, setembro 01, 2011

Olá Paulo,
Antes demais queria endossar os meus sinceros parabéns a todo o trabalho desenvolvido por si aqui neste espaço web. é um espaço de conteúdos muito rico e com grande qualidade e até o poderei divulgar no site www.coach-helper.com, já que promove a partilha.

Poderá contactar-me para
vitor.franco@coach-helper.com

Cumprimentos
Vítor Franco