Debate: A gestão de uma unidade de treino e seu planeamento

Este é mais um tema de treino que provoca muitas vezes dores de cabeça a um treinador, o planeamento e gestão da unidade de treino.
Cada vez mais as exigências são maiores quanto ao apuro qualitativo das prestações dos jogadores e das equipas em competição, e essa exigência leva a que se dedique uma atenção grande às características do jogo para melhor compreender os traços dominantes que devem orientar a nossa unidade de treino.
Para alguns, não faz sentido treinar o que não se joga, numa competição que é o Futsal deve nesse sentido preparar a unidade de treino.
Ela é planeada consoante o dia da semana, tem os aspectos físicos, técnicos-tácticos e mentais incluídos em todos os exercícios e normalmente é dividido em três fases, fase inicial, fase fundamental e fase final, onde estão incluídas as componentes estruturais do treino, descritas atrás, sempre elaboradas de um modo progressivo de modo a que no exercício a seguir se tenha sempre que dar continuidade ao anterior para que se de continuidade a nossa ideia de jogo.
Há quem não acredite em planeamentos longos (macrociclo, mesociclo e microciclo) porque todos os dias acontecem coisas que nos levem a alterar, ou feitos em cima do joelho.
O planeamento tem que ser cuidado, com os objectivos pretendidos e enquadrados na nossa ideia de jogo?
Que vantagens nos traz?
É necessário termos em conta os planeamentos longos?


No Response to "Debate: A gestão de uma unidade de treino e seu planeamento"