Debate - "Desenvolver exercícios de treino"

E que tal pedir a vossa ajuda para desenvolvermos exercicios de treino. Hoje é a vez dos leitores expressarem a ideia.

Vamos começar o bloco de apontamentos com exercicios de finalização.

Que tipo de finalização devemos trabalhar, como a desenvolver etc.etc.

Claro que não podemos desenhar os esquemas dos exercicios, mas podemos falar sobre as nossas experiências e tirar ideias.

Cumprimentos futsalísticos!


3 Response to Debate - "Desenvolver exercícios de treino"

quinta-feira, junho 03, 2010

Boas mais uma vez, e cá fica a minha modesta opinião, e espero que seja também um incentivo a outros darem as suas.

A questão que o caro autor do blogue embora me parece de resposta "facil" o certo é que na realidade em que estou participar ainda há poucos tecnicos a realizarem a forma correcta (a meu ver)de aplicar os referidos exercicios de finalização.

Eu parto sempre de um principio, exercicios de finalização partindo do modelo de jogo e isso parece-me fazer sentido mas nem sempre acontece e dou alguns exerplos.

quantas vezes observamos exercicios em que fazem paralelas simples mas depois em jogo jogam sempre com um pivot fixo a realizar apoio nas referidas paralelas! Quantas vezes vemos exercicos em que o fixo faz passe a ala e sobrepõe, mas depois em jogo o Fixo é estático!?

Penso que os exercicios que realizamos devem ser frações o mais aproximadas possiveis do jogo seguindos os principios que definimos na nossa organização defensiva e ofensiva.

Abraço

Anónimo
terça-feira, junho 08, 2010

Eu diria que ao trabalhar a finalização, estamos a trabalhar os princípios adoptados do modelo de jogo ofensivo, poderemos é criar situações condicionantes e motivantes tais como os exercicios de finalização "grupal" (3x1, 2x1, 2x0) como forma de trabalhar o movimento pretendido no exercicio em questão ao mesmo tempo criar situações mais realistas com o jogo em si.

Parabéns pelo blog, é pena não haver pessoal para comentar. Espero que não encerre este blog por falta de iniciativas.

Abraço

vegeta
sexta-feira, setembro 10, 2010

Olá a todos. Apenas hoje descobri este blog, e acho que é uma excelente iniciativa!

Em relação à questão, concordo com o HelderR, pelo menos eu trabalho a finalização dentro do meu padrão de jogo.

As jogadas de finalização mais dificeis, normalmente trabalho por "sectores", ou seja, com 2 filas de jogadores realizo apenas uma das partes de cada vez, e depois junto tudo no fim.

Parabéns pela iniciativa, e continuem!